terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Saúde do seu Golden Retriever - como colaborar

Se você tem um cachorro da raça Golden Retriever, você provavelmente quer que ele fique por perto durante um bom tempo e, para isso, é importante ter alguns cuidados.
Cães são parte da família e a perda pode ser traumática. Vamos discutir algumas maneiras de tentar aumentar o tempo de vida do seu Golden Retriever, com dicas que são boas para a saúde deles, potencialmente aumentando seu tempo de vida.
Estudos mostram que o tempo médio de vida dessa raça de cão, Golden Retriever, é em torno 11 anos. Alguns dos problemas de saúde que podem afetar Goldens são problemas oculares, como cataratas e atrofia progressiva da retina, que normalmente não diminuem seu tempo de vida.

Outros problemas que podem afetar essa ração de cachorro e podem ter efeito sobre a expectativa de vida de um Golden Retriever são: epilepsia, displasia coxofemoral, problemas cardiovasculares e de oesteossarcoma (tumor nos ossos), sendo displasia coxofemural a mais comum delas. Golden Retrievers também têm a tendência de desenvolver vólvulo gástrico, que faz com que o estômago fique retorcido e pode ser fatal.
Claro que estamos apenas adereçando as questões e é muito pouco provável que seu querido Golden Retriever venha a desenvolver essas patologias. Apesar dos problemas acima nem sempre terem preveção, existem alguns passos simples para potencialmente ajudá-lo a aumentar o tempo de vida do seu Golden:
  1. Alimente seu Golden Retriever com alimento canino de altíssima qualidade
  2. Algumas pessoas acham que gastar dinheiro com rações mais caras é uma grande bobagem. Elas estão erradas e não sabem o risco aos quais seus cães estão sendo submetidos. Alimentando o seu Golden Retriever com uma dieta de alta qualidade, você vai reduzir o risco dele ficar acima do peso (obesidade canina), que é um fator de risco para várias doenças em cães, incluindo a diabetes. Em um estudo feito com Labradores, cães que foram mantidos magros viveram dois anos a mais do que os do grupo de controle. Eles também foram capazes de evitar algumas das patologias associadas à idade, como artrite. É extremamente importante investir em ração super premium para o seu Golden, porque assim ele terá suas necessidades atendidas plenamente. Além disso, as rações top do mercado possuem outras vitaminas importantes para o desenvolvimento do seu Golden.
  3. Exercite seu Golden Retriever diariamente
  4. Exercícios não só trazem benefícios por si só, mas também reduzem os ricos do seu cão ter obesidade. Programe uma caminhada de 30 minutos com seu Golden, duas vezes por dia. O seu cachorro também pode se beneficiar de uma programação organizada de brincadeiras com Fresbee e bolinhas (eles adoram buscar objetivos, como Retrievers naturais que são). Exercícios têm ainda mais um benefício que não podemos deixar de citar: seu cão fica mentalmente estimulado e desafiado, o que pode reduzir seus níveis de estresse.
  5. Evite dar comida da sua mesa para o seu Golden Retriever
  6. Alimentar o seu cão com comida humana (que contem altas doses de gordura) aumenta o risco dele ter problemas de pâncreas, que pode ameaçar a vida do seu cachorro. Dar comida fresca como frutas e vegetais pode até não causar problemas, mas consulte o veterinário antes porque algumas frutas, como uva, podem ser tóxicas para o seu cão.
  7. Remova potenciais toxinas e venenos do alcance do seu cão
  8. Cachorros têm tendência a serem curiosos e por isso é importante retirar tudo que possa causar danos à sua saúde, do seu alcance. Lembre-se de remover material de limpeza, medicamentos ou quaisquer outros venenos e toxinas do alcance do seu Golden.
  9. Preste atenção em sinais de problemas e leve ao veterinário regularmente
  10. Procure um bom veterinário para seu Golden Retriever, preferencialmente indicado por conhecidos de confiança e leve-o para check-ups regulares. Verifique diariamente sinais de doença do seu cão. Procure por sinais como: mudanças na pele, queda acentuada de pêlos, aumento excessivo de fezes e urina, sede excessiva, vômitos e mudanças de personalidade. Se o seu cão apresentar algum desses sinais, procure seu veterinário. E tente sempre manter uma rotina regular de consultas, para garantir que esteja tudo bem.
  11. Castre o seu Golden Retriever
  12. Esse é um assunto controverso. Muitas pessoas não estão dispostas a castrar seu cãozinho e acham que isso é uma violência ou, ainda, querem expor os filhos à experiência de nascimento de filhotes etc. Mas em termos de saúde o ideal é castrar seu cão, seja fêmea ou macho, caso não tenha a intenção de criar. A castração reduz os riscos de alguns tipos de câncer reprodutivos em cachorros, incluindo câncer de mama em fêmeas, o que não é incomum.
Seguindo as recomendações acima, é provável que seu Golden Retriever viva mais tempo e seja mais saudável por muitos anos  é  felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário